"Conscientizando e Capacitando Cidadãos..."
O QUE É QUEM SOMOS EVENTOS PROJETOS
PÁGINA INICIAL FALE CONOSCO
NA PRESERVAÇÃO:
RESERVAS NATURAIS
RESERVAS MINERAIS
PATRIMÔNIO PÚBLICO
EM DEFESA DE::
NOSSA GENTE
NOSSAS TRADIÇÕES
NOSSA ECONOMIA
NOSSA TECNOLOGIA
NOSSA SEGURANÇA
PARTICIPE:
REDE MECAMOB
FAÇA SUA PARTE
MOBILIZAÇÃO NACIONAL - QUEM SOMOS
QUEM É QUEM NOSSO ESTATUTO EIMN GMN-MG
APRESENTAÇÃO HISTÓRICO DOS EIMNs HOMENS DE VALOR SUGESTÕES
Até 2007, os Estágios Intensivos de Mobilização Nacional (EIMN) formaram seiscentos e vinte e cinco (625) participantes, em nove (09) capitais estaduais e no Distrito Federal.

Com o advento da Lei nº 11.631/2007, houve a necessidade de reformulação dos estágios ministrados pelo Ministério da Defesa (MD) a fim de proporcionar uma ferramenta de capacitação de pessoal nas atividades a serem desenvolvidas pelo Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB).

EIMN CURITIBA/PR 2004
O primeiro Estágio Intensivo de Mobilização Nacional aconteceu na cidade de Curitiba/PR, apenas para militares.
EIMN BRASÍLIA/DF 2004
A Etapa Brasília aconteceu entre os dias 19 e 23 de julho de 2004, no auditório térreo do Ministério da Defesa, sendo que no último dia do Estágio, os participantes tiveram a oportunidade de visitar duas empresas que trabalham intensivamente com logística: a Infraero e a Autotrac.
EIMN BRASÍLIA/DF 2005
O Estágio aconteceu entre os dias 27 de junho e 01 de julho de 2005 e contou com a participação de quarenta e oito (48) integrantes de diversos órgãos públicos.

O evento foi aberto pelo diretor do Departamento de Mobilização do MD, general-de-Divisão Moura Barreto, que deu as boas-vindas a todos em nome do secretário de Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do MD, tenente-brigadeiro-do-Ar Marcos Vinicius Sfoggia.

"A mobilização nacional é um fator decisivo para a defesa de nosso país. Todos os brasileiros são responsáveis pela defesa nacional e isto é evidenciado quando falamos em mobilização", destacou o general Moura Barreto aos estagiários.


Comandante Barros, da ESG, e Fernando Santos, do MD.
Professora Leonor, da ESG, e Comandante Sonilon, do MD.
Pela manhã, a professora Maria Leonor Silva Teixeira, adjunta da Divisão de Logística e Mobilização da ESG, fez palestra sobre os temas Objetivos Nacionais e Poder Nacional. Já o comandante José Augusto Barros Caputo, adjunto da Divisão de Assuntos de Logística e Mobilização da ESG, falou sobre Política e Estratégia Nacionais. À tarde, o coronel Paulo Cabete, diretor do Curso de Logística e Mobilização Nacional da ESG, realizou palestras sobre Desenvolvimento e Segurança e Defesa Nacional e Logística Nacional e Funções Logísticas.

No primeiro dia do curso, todos os palestrantes ressaltaram ser a mobilização nacional fundamental como garantia da soberania brasileira, em um mundo de constantes mudanças geopolíticas.

Fonte: Ministério da Defesa e Ministério da Defesa

EIMN MANAUS/AM 2005
A Etapa Manaus do EIMN aconteceu entre os dias 25 de julho e 05 de agosto de 2005, com a participação de quarenta e seis (46) pessoas, civis e militares de vários órgãos públicos da capital amazonense.

Dentre outros assuntos, o estágio abordou aspectos relativos à Defesa Nacional, como, por exemplo, a criação de mecanismos contra possíveis agressões externas que possam colocar em risco a soberania e a integridade nacionais.

Os trabalhos contaram com o apoio da Escola Superior de Guerra (ESG), da Delegacia Regional de Diplomados da ESG do Estado do Amazonas e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas.

Fonte: Ministério da Defesa

EIMN PORTO ALEGRE/RS 2005
O evento na capital gaúcha aconteceu, no auditório do GBOEx, entre os dias 26 de setembro a 07 de outubro de 2005 e contou com o apoio do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra (ESG), da Delegacia Regional de Diplomados da ESG do Estado do Rio Grande do Sul (ADESG/RS), do Comando da 3ª Região Militar (3ª RM), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Grêmio Beneficente de Oficiais do Exército (GBOEx), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL).

Foi uma oportunidade para se conhecer o Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB), que era objeto de projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional.

Fonte: Nec Network

EIMN RECIFE/PE 2005
O estágio foi realizado entre os dias 21 de novembro e 02 de dezembro de 2005, no auditório da Faculdade Boa Viagem, com os objetivos de disseminar na sociedade nordestina a importância da Mobilização Nacional, além de ampliar, em âmbito regional, os recursos humanos com conhecimentos básicos sobre o tema e divulgar o Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB).

As duas semanas de aulas sobre Mobilização foram divididas em inúmeras palestras tais como: "O Serviço Militar e a Mobilização", "Logística Nacional e Funções Logísticas", e "A Indústria de Material de Defesa", para quarenta e quatro (44) civis e militares de vários segmentos da sociedade, que foram diplomados pelo Assistente Militar do Comando da Escola Superior de Guerra (ESG), General-de-Brigada Jairo César Nass.

O evento contou com o apoio da Escola Superior de Guerra (ESG), da Delegacia Regional de Diplomados da ESG do Estado de Pernambuco (ADESG/PE), do Comando da 7ª Região Militar/ 7ª Divisão de Exército (7ª RM/7ª DE), do Governo do Estado de Pernambuco, da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco(FIEPE) e da Faculdade Boa Viagem(FBV).

Fonte: Ministério da Defesa e Comando Militar do Nordeste

EIMN BRASÍLIA/DF 2006
A Etapa Brasília do EIMN ocorreu entre os dias 27 e 31 de março de 2006, no auditório do Ministério da Defesa, reunindo cerca de sessenta (60) pessoas, sendo a maioria servidores civis do Poder Executivo.

Durante a semana, oficiais dos Departamentos de Mobilização e de Logística do Ministério da Defesa e instrutores da Escola Superior de Guerra (ESG) mostraram aos participantes as principais estratégias e ações de mobilização, e sobre o Sistema Nacional de Mobilização.

Segundo o Capitão-de-Mar-e-Guerra José Augusto Barros Caputo, instrutor da ESG, saber sobre mobilização é de grande importância para a sociedade, pois se houver algum conflito todas as aéreas serão afetadas, não só a militar. "Temos que estar preparados, e mais importante que o planejamento é a criação de uma mentalidade de mobilização, ou seja, se existir uma possibilidade de conflito que o nosso país participe da melhor maneira possível."


Foto: Elio Sales/MD
O Estágio contou com o apoio da Escola Superior de Guerra (ESG), das Forças Armadas e da ADESG-DF. Após o Curso, para receberem o diploma de especialização, todos os participantes tiveram de desenvolver e apresentar um trabalho, posteriormente avaliado pela Escola Superior de Guerra.

Fonte: Ministério da Defesa e Ministério da Defesa

EIMN SALVADOR/BA 2006
Cerca de setenta (70) pessoas, civis e militares, de vários órgãos públicos da capital baiana, entre os dias 22 e 26 de maio de 2006, discutiram as principais estratégias e ações de mobilização, na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra da Bahia.

Durante o curso, o gerente da Divisão de Coordenação de Mobilização Nacional do Ministério da Defesa, Capitão-de-Mar-e-Guerra Sonilon Vieira Leite, assim se expressou: "a receptividade da sociedade baiana ao tema está muito boa. Eles estão muito participativos. Os debates estão sendo intensos".

Oficiais do Departamento de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa e instrutores da Escola Superior de Guerra informaram aos participantes sobre os principais aspectos do Sistema Nacional de Mobilização Nacional, objeto de Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional.

Fonte: Ministério da Defesa

EIMN BH/MG 2006
A 9ª Edição do Estágio Intensivo de Mobilização Nacional aconteceu entre os dias 24 e 29 de julho de 2006, no auditório do Colégio Militar, em Belo Horizonte.

A semente lançada na capital mineira foi a única que gerou frutos. Dois meses após o encerramento do curso, foi criado o Grupo pela Mobilização Nacional em Minas Gerais (GMN-MG), precursor do Centro pela Mobilização Nacional em Minas Gerais (CMN-MG).


Apresentação powerpoint. Por gentileza, clique na imagem,
selecione "abrir" e aguarde o carregamento do arquivo.
Tempo de Mudança - discurso de encerramento do EIMN BH/MG
EIMN BELÉM/PA 2006
O Estágio Intensivo de Mobilização Nacional aconteceu entre os dias 27 de novembro de 02 de dezembro de 2006, em Belém, com o objetivo de mostrar a importância da Mobilização Nacional para a sociedade paraense, além de capacitar pessoas com conhecimentos básicos sobre o assunto.

O evento contou com apoio da Escola Superior de Guerra (ESG), Comando da 8ª Região Militar e 8ª Divisão de Exército (8ªRM/8ºDE), Comando do 4ª Distrito Naval (4ºDN), Delegacia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Pará (ADESG/PA), Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET-PA), Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CGBM-PA) e Jornal O Liberal, e dele participarão profissionais liberais, empresários e servidores públicos de nível superior – federais, estaduais e municipais, universitários cursando o último semestre e oficiais superiores das Forças Armadas e Forças Auxiliares.

EIMN BRASÍLIA/DF 2007
A décima primeira edição do EIMN ocorreu entre os dias 19 e 23 de março de 2007, no auditório do Ministério da Defesa, em Brasília, e contou com a participação de quarenta e oito (48) civis e militares, dos segmentos público e privado.
Fotos: Elio Sales/Ministério da Defesa
"A Mobilização não é monopólio do setor de Defesa. Pelo contrário, é encargo de toda a sociedade, sob a direção do escalão federal do poder Executivo, reunida e integrada às demais esferas de poderes e à iniciativa privada, esta o principal esteio para o planejamento da atividade, particularmente, no setor industrial", informou o diretor do Departamento de Mobilização do Ministério da Defesa, General-de-Divisão Walter Paulo.

O evento foi uma parceira do Departamento de Mobilização do Ministério da Defesa e da Escola Superior de Guerra.

Fonte: Ministério da Defesa e Ministério da Defesa

EIMN FORTALEZA/CE 2007
A Etapa Fortaleza do EIMN aconteceu entre os dias 14 e 19 de maio de 2007, no auditório da Câmara Municipal, e reuniu quarenta (40) participantes.

Foto: Câmara Municipal de Fortaleza
Três meses antes do evento, em 3 de fevereiro, o representante do Ministério da Defesa, Wilmar da Silva Fogaça, acompanhado do Major de Exército Airton Geroto e do presidente da ADESG-CE, Murilo Serpa, estiveram no local, solicitando apoio daquela casa legislativa.

Na oportunidade, o Major Airton Geroto informou que a mobilização nacional estimula, no país, o desenvolvimento de uma base industrial; incentiva a pesquisa e o desenvolvimento em ciência e tecnologia e inova no campo de produtos de defesa. O major, explicou ainda, que em tempo de normalidade, a mobilização nacional funciona por meio da integração do governo com a sociedade, procurando aplicar os recursos financeiros dos programas de desenvolvimento nacional em setores que também atendem aos interesses da Defesa Nacional, concluindo “Nesse sentido é fundamental que a Câmara de Fortaleza participe. Estamos disponibilizando, inicialmente, cinco vagas para vereadores e funcionários”.

Fonte: Câmara Minicipal de Fortaleza e Câmara Municipal de Fortaleza

EIMN CAMPO GRANDE/MS 2007
A décima terceira edição do EIMN aconteceu no auditório da OAB/MS na cidade de Campo Grande, entre os dias 16 e 21 de julho de 2007 reunindo bombeiros, policiais civis, militares, profissionais liberais, estudantes, funcionários públicos e os integrantes do serviço de inteligência da Secretária Estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.

Sobre o evento, o General de Divisão Luiz Adolfo Sodré de Castro, assim se manifestou: “A idéia é preparar essas pessoas para lidarem com situações de ameaças externas, para que possam defender da Nação”.


Foto: Elizabeth Nogueira/CAAMS
Durante a visita precursora, realizada em 12 de junho, o capitão de mar-e-guerra Sonilon Vieira Leite, gerente de Mobilização Nacional e Vilmar da Silva Fogaça, assistente da Divisão de Coordenação da Mobilização Nacional, solicitaram o apoio da Seção do Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil, que cedeu o auditório da instituição para a realização do evento.

A programação das instruções foi conduzida, em conjunto, pela Escola Superior de Guerra e Departamento de Mobilização do Ministério da Defesa.

Fonte: CAAMS e Última Hora News

EIMN RIO BRANCO/AC 2007
A Quarta Etapa do Estágio Intensivo pela Mobilização Nacional, prevista para acontecer em Rio Branco, capital do Estado do Acre, foi suspensa pelo Ministério da Defesa.
SISTEMA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO - SINAMOB
Lei 11.631/2007   /   Dec 6.592/2008
ÓRGÃO CENTRAL
Ministério da Defesa - responsável pela orientação, supervisão e condução das atividades de Mobilização.
ÓRGÃOS DE DIREÇÃO SETORIAL
formam o colegiado deliberativo responsável pelo planejamento, coordenação e articulação das atividades em suas áreas de competência, organizados nos seguintes subsistemas setoriais:
MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Min. do Planejamento - direção
Min. do Desenvolvimento Social
Min. das Cidades
Min. da Cultura
Min. da Educação
Min. do Esporte
Min. do Meio Ambiente
Min. da Previdência
Min. da Saúde
Min. do Trabalho
Min. do Turismo
MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA
Min. da Ciência e Tecnologia - direção
MOBILIZAÇÃO ECONÔMICA
Min. da Fazenda - direção
Min. da Agricultura
Min. das Comunicações
Min. do Des. Agrário
Min. do Des. Indústria e Comércio
Min. das Minas e Energia
Min. dos Transportes
MOBILIZAÇÃO POLÍTICA
Casa Civil - área interna
Min. das Relações Exteriores
MOBILIZAÇÃO DE DEFESA CIVIL
Min. da Integração Nacional - direção
MOBILIZAÇÃO PSICOLÓGICA
Sec. Comunicação Social - direção
MOBILIZAÇÃO DE SEGURANÇA
Min. da Justiça - direção
MOBILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA
Gab. Seg. Institucional - direção
MOBILIZAÇÃO MILITAR
Min. da Defesa - direção
Sede Administrativa: Rua Javari, nº 700 - bairro Renascença - Belo Horizonte/MG - cep 31.130-540     Tel: 31 3422.9769