"Conscientizando e Capacitando Cidadãos..."
O QUE É QUEM SOMOS EVENTOS PROJETOS
PÁGINA INICIAL FALE CONOSCO
NA PRESERVAÇÃO:
RESERVAS NATURAIS
RESERVAS MINERAIS
PATRIMÔNIO PÚBLICO
EM DEFESA DE::
NOSSA GENTE
NOSSAS TRADIÇÕES
NOSSA ECONOMIA
NOSSA TECNOLOGIA
NOSSA SEGURANÇA
PARTICIPE:
REDE MECAMOB
FAÇA SUA PARTE
MOBILIZAÇÃO NACIONAL
CONCEITOS FASES SINAMOB PRINCÍPIOS COMITÊ SUBSISTEMAS SETORIAIS
Sandra Mara Albuquerque Bossio
Mobilização Nacional é um mecanismo, previsto na Constituição Federal, que envolve a consciente participação de cada cidadão brasileiro, em ações de preparo e execução, que possibilitem ao Brasil enfrentar e resolver situações de pressão ou crise internacional, interesses, ameaças ou agressões estrangeiras ao nosso povo, tradições, instituições, território e soberania, no menor tempo e com o mínimo de transtornos para a nossa população e economia.

No passado, pau-brasil, fauna, flora, ouro e pedras preciosas foram alvo de cobiça dos países mais poderosos à sua época - Portugal, Holanda, França e Inglaterra, que se utilizaram de alianças políticas, tratados e acordos legais, dependência econômica e até mesmo atos de pirataria, para se apoderarem de grande parte dessas riquezas.

Cinco séculos depois, em tempos de globalização, nossa terra fértil "onde em si plantando tudo dá", nossas matas, rios, nossas riquezas naturais e minerais continuam cobiçados por diversos países. A Paz de nosso povo e a integridade de nosso patrimônio e nossa Soberania estão cada vez mais ameaçadas.

Dentro da atual conjuntura, sabemos que parte da camada de ozônio, que protege nosso planeta, foi - e continua sendo - destruída pela poluição mundial; que satélites estrangeiros vêm sondando e mapeando nossas reservas minerais e que povos de outras culturas e continentes, diante de sua numerosa e ainda crescente população, já estão sem espaço, em seus territórios, para cultivarem seu próprio alimento.

A preservação da Amazônia brasileira - parte integrante de Nosso Patrimônio Nacional - tem sido assunto constante em reuniões dos países mais ricos, que entendem que essa área, considerada o “pulmão do mundo”, deveria ficar sob uma administração internacional.

Mas nossa Amazônia não é cobiçada apenas por ser uma exuberante floresta tropical, diversificada e exótica em sua fauna e flora... ela é, também, a maior reserva de plantas medicinais e de água potável do planeta, e vem sendo, gradativa e sistematicamente, ocupada por estrangeiros, alguns deles sob o “manto” de missionários, que vêm influenciado a população indígena, ali residente, quanto à demarcação de - ricas e estratégicas (fronteiras internacionais) – áreas de reserva.

Minas Gerais, por sua vez, é também cobiçada pela grande quantidade de minerais em seu território, concentrando 73% da produção mundial de nióbio, mineral utilizado na fabricação de mísseis e foguetes, além de 98% da produção nacional de diamantes e 91% de outras gemas. Vimos sofrendo com o contrabando de parte de nosso minério, de nossas pedras e de nossos animais silvestres, para o exterior.

Igualmente preocupante é a redução de nosso potencial humano em mão de obra especializada, profissionais e pesquisadores que são obrigados a deixarem o país em busca de oportunidades de trabalho e reconhecimento, uma vez que são mínimos os investimentos em programas para desenvolvimento de nossa indústria de base e de materiais de defesa, e de tecnologia brasileira. Sem a conscientização, capacitação e aproveitamento de nossos recursos humanos e aplicação adequada de nossos recursos financeiros, continuaremos dependentes do mercado estrangeiro.

A Mobilização Nacional, dentro deste contexto, deve estar permanentemente preparada para agir, podendo ser total, parcial e até regional, dependendo da área territorial e da parcela do Poder Nacional a ser empregado para prevenir ou se contrapor à ação hostil. Ela é decretada pelo Presidente da República, com autorização do Congresso Nacional.

SISTEMA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO - SINAMOB
Lei 11.631/2007   /   Dec 6.592/2008
ÓRGÃO CENTRAL
Ministério da Defesa - responsável pela orientação, supervisão e condução das atividades de Mobilização.
ÓRGÃOS DE DIREÇÃO SETORIAL
formam o colegiado deliberativo responsável pelo planejamento, coordenação e articulação das atividades em suas áreas de competência, organizados nos seguintes subsistemas setoriais:
MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Min. do Planejamento - direção
Min. do Desenvolvimento Social
Min. das Cidades
Min. da Cultura
Min. da Educação
Min. do Esporte
Min. do Meio Ambiente
Min. da Previdência
Min. da Saúde
Min. do Trabalho
Min. do Turismo
MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA
Min. da Ciência e Tecnologia - direção
MOBILIZAÇÃO ECONÔMICA
Min. da Fazenda - direção
Min. da Agricultura
Min. das Comunicações
Min. do Des. Agrário
Min. do Des. Indústria e Comércio
Min. das Minas e Energia
Min. dos Transportes
MOBILIZAÇÃO POLÍTICA
Casa Civil - área interna
Min. das Relações Exteriores
MOBILIZAÇÃO DE DEFESA CIVIL
Min. da Integração Nacional - direção
MOBILIZAÇÃO PSICOLÓGICA
Sec. Comunicação Social - direção
MOBILIZAÇÃO DE SEGURANÇA
Min. da Justiça - direção
MOBILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA
Gab. Seg. Institucional - direção
MOBILIZAÇÃO MILITAR
Min. da Defesa - direção
Sede Administrativa: Rua Javari, nº 700 - bairro Renascença - Belo Horizonte/MG - cep 31.130-540     Tel: 31 3422.9769